Dicas

Dica de Hoje : História inspiradora de Empreendedoras Mulheres!

Oi pessoal!

Hoje o tema do post não será uma dica de moda, mas uma dica de vida. Eu sou movida a inspirações e desejos (como todas as mulheres que conheço, não é verdade?). E mulheres empreendedoras sempre me despertam uma admiração por conseguirem conquistar aquilo que querem. Para ajudar mais mulheres a seguir este caminho de fazer acontecer, estou MUITO feliz em indicar o curso online que a marca Brilhante está oferecendo. As inscrições já estão abertas e acabam no dia 7, corre lá: www.inscricoesescoladevoce.com.br/brilhante

E para te motivar ainda mais, gostaria de dividir com vocês aqui a história da Maria Silva. Eu a conheci na época em que trabalhava até altas horas e precisava de um salão de beleza milagroso, daqueles que ficam abertos até tarde. A Maria nasceu em Marília, cidade do interior de São Paulo e, desde que chegou aqui, sonhava em ter um emprego que lhe permitisse ter tempo para cuidar dos filhos. Ela trabalhou no setor de RH de grandes empresas durante anos, mas nunca abandonou essa vontade de ter o próprio negócio.

MARIAesmalt
Em meados de 2011, o boom das esmalterias fora do Brasil havia começado e a Maria decidiu pesquisar o mercado e suas possibilidades por aqui. Saiu do antigo trabalho e iniciou um curso de empreendedorismo para ajudar a viabilizar a ideia. Durante esse processo, foi se apaixonando por um conceito que não lhe saia da cabeça: receber clientes como se eles estivessem em sua casa, lá em Marília. Queria unir a saudade que tinha do interior com as oportunidades que a cidade grande proporcionava, além de conhecer melhor suas clientes, saber de suas vidas, acompanhar as conquistas de cada uma.

Durante três meses, Maria buscou o local perfeito, estudou concorrências, preços e serviços. Assim que chegou ao bairro de Pinheiros se encantou pela casa que hoje abriga a loja principal da rede. Ela então correu logo atrás de um empréstimo para reformar o local e comprar todos os móveis e produtos necessários.

Maria me contou que, nesse começo, seu maior desafio era montar uma equipe qualificada e que entendesse seu conceito para passar adiante. Suas manicures, massagistas e depiladoras tinham que deixar as clientes à vontade para pegarem um suco, um chá, um pedaço de bolo. O público de sua esmalteria deveria ter, acima de tudo, uma experiência relaxante.

A casa estava pronta, o ponto aberto, a clientela correndo para conhecer a novidade, mas o primeiro quadro de funcionários foi um fiasco. E logo um novo desafio apareceu para Maria: ela precisou demitir e contratar algumas vezes até chegar ao staff que tem hoje. Elas são mais do que funcionárias, são como parte da família de Maria.

No final de 2013, veio o convite a empresária criar franquias de sua marca, com seu conceito particular de esmalteria. Hoje, a “Maria Joaquina Spa & Nails” conta com 12 lojas no estado de São Paulo e Maria acaba de implantar mais uma novidade ao projeto: a partir de agora, seus salões são “pet friendly”, ou seja, as clientes podem ir até lá acompanhadas de seus animais de estimação. Sempre que passo em frente vejo o Joaquim, cachorro da dona, brincando com novos amigos.

Sem dúvida, Maria conseguiu conquistar seu sonho e, de quebra, trouxe inovações para um negócio que muitas pessoas pensavam já estar saturado. Com seus diferenciais – o conceito de se sentir em casa, uma equipe treinada, horário estendido de atendimento, permissão para animais – ela achou seu espaço no mercado.

Perguntei para Maria como ela resumiria essa sua história de sucesso. Olhem o que ela me contou:

MARIA SILVA
“SEMPRE QUIS TRAZER UM POUCO DA RECEPÇÃO DO INTERIOR PARA SÃO PAULO . CONHECI VÁRIOS LUGARES, ATÉ CHEGAR NO CONCEITO QUE SONHAVA: SE SENTIR EM CASA. TENHO A CERTEZA DE QUE O CONCEITO E EXPERIÊNCIA QUE PASSARIA PARA MINHAS CLIENTES SERIA O CORAÇÃO DO MEU NEGÓCIO.”

Você gostou da história da Maria? Então comece já a sua:

www.inscricoesescoladevoce.com.br/brilhante #porumfuturomaisbrilhante

1 Comment
Previous Post
05 jun 2015
Next Post
05 jun 2015

1 Comment

  • Tati

    Amei o post! Já me inscrevi no curso e parabéns para Maria! Adorei a ideia do “pet friendly”. bjo

Leave a Reply