Amigos Dicas

Dicas Sensa… da Nutricionista Dani Botture

Olá Meninas,

É um enorme prazer apresentar mais uma das parceiras do blog! A Daniela Botture, nutricionista da seleção brasileira de Atletismo (amississima da Maureen Maggi – sou fã! Fabiana Murer, Marilson dos Santos entre outros incríveis). Ela vai passar por aqui e dar dicas práticas para nosso dia a dia, dietas e mitos da nutrição!

Com vocês, Dani:

” A importância do café da manhã

O café da manhã é a principal refeição do dia, porque repõe as energias perdidas durante o período de sono, fornece energia para começar o dia e normaliza a velocidade do metabolismo. O corpo permanece um longo período em jejum durante o tempo que passamos dormindo, apenas gastando a energia que está armazenada e o que ficou disponível na circulação. Com isso, há uma economia de energia durante esse período, tendo como conseqüência a diminuição no metabolismo.

cafe-manha

Além disso, com o jejum prolongado, o organismo passa a consumir os próprios nutrientes que o constituem, gerando falta de energia e levando a um estado em que a pessoa se encontra extremamente enfraquecida. Sabe-se também que, quando se pula o café da manhã, a escolha na próxima refeição é por alimentos mais calóricos e gordurosos.

Para quem pratica atividade física, a necessidade de tomar o café da manhã é ainda maior. Além de estimular o metabolismo, a primeira refeição do dia fornece os nutrientes necessários para a formação de estoques que garantirão energia para a prática esportiva que ainda está por acontecer.

Para a escolha adequada dos alimentos no café da manhã é importante entender a função que cada nutriente desempenha no organismo. Os carboidratos (biscoitos, pães e cereais, por exemplo) são a principal fonte de energia para o cérebro e músculos. As proteínas (leite e derivados) atuam na função estrutural do organismo: constroem e reparam tecidos (músculos), regulam o sistema hormonal e imunológico e ainda fornecem cálcio, mineral importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular. As fibras das frutas e dos cereais integrais auxiliam o bom funcionamento intestinal, evitando a obstipação e controlando a absorção de nutrientes. O excesso de gordura pode atrapalhar o desempenho no exercício, por isso, o ideal é optar por alimentos desnatados e evitar frituras e biscoitos recheados.

14020017-healthy-breakfast-with-milk-corn-flakes-and-soft-fruit

 Um bom exemplo de café da manhã seria:

– Alimentos integrais, que contêm mais fibras e possuem ações antioxidantes. Sua ingestão auxilia no bom funcionamento intestinal e ainda ajuda a previnir doenças;

– Cereais integrais, pães e biscoitos (fontes de carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia);

– Leite e derivados (ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos e fornecimento de cálcio);

– Frutas e suco de frutas (fornecem vitaminas e minerais, responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo). “

Gostaram???? Me contem o que vocês tem vontade de ler, e querem perguntar para a Dani escrever!

Beijos, Mari

 

6 Comments
Previous Post
19 fev 2013
Next Post
19 fev 2013

6 Comments

  • lari

    mari, dani, Adorei as dicas e a ideia!!! Amo café da manhã, minha refeição preferida, começaram super bem!!! bjs

    • mari

      Lari,
      Obrigada pelo carinho!!! Sem dúvida AMO café da manhã tambem, pode comer tudoo hahaha)
      Beijos, Mari

  • Caroline

    Dani, Mari, arrasaram! Adorei! Beijos e sucesso sempre beijossss

    • mari

      Carol,

      Muito Obrigada!!! teremos mais dicas ai por vir 😉

      beijos, Mari

  • Dalila Silva

    a dica foi ótima! tenho dúvidas quanto ao lanche pré treino. me alimento de 3 em 3 horas, treino sempre as 17:30, no entanto meu lanche foi as 15:30. Devo comer alguma coisa antes de ir para academia mesmo antes de completar 3 horas para a próxima refeição. treino musculação (nível iniciante…rs) e participo das aulas de aeróbica todos os dias. obrigada!
    Mari parabéns pelo blog, dESCOBRI HOJE E ESTOU AMANDO TUDO!

    • mari

      OLÁ DALILA!
      Obrigada pelo carinho;-) seja bem vinda ao blog! Adorei sua questão enviarei para a Dani, por sinal gostei tanto que vou pedir para ela fazer o post dessa semana sobre isso!
      Assim que tiver resposta te aviso.
      Beijinhos, Mari

Leave a Reply